FILOSOFIA ESPÍRITA, ENCANTAMENTO E CAMINHO
Quando assim compreendida, permeia visões de Vida, amplia horizontes, eleva sentimentos, faz fluir, como as ondas suaves de um rio, as virtudes latentes e desconhecidas de seu mundo interior...
Por sua vez, a Música, como parte da Arte que reflete a busca pela própria transcendência balsamiza, inspira, eleva, encaminha à serenidade, à reflexão...
Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001) - CONSULTE O RODAPÉ DESTE BLOG:
“Seria fazer uma ideia bem falsa do Espiritismo acreditar que a sua força decorre da prática das manifestações materiais (...). Sua força está na sua Filosofia, no apelo que faz à razão e ao bom-senso.” (Concl.VI - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec)."O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: o das manifestações, o dos princípios de Filosofia e Moral que delas decorrem e o das aplicações desses princípios.” (Concl. VII - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec).
O Título ©Projeto
Estudos Filosóficos Espíritas foi cuidadosamente refletido, tendo em vista que: 1) Deve refletir a natureza da obra espírita, eminentemente filosófica; 2) Deve refletir a natureza do curso; 3) Estudos Filosóficos é também o nome da vasta obra filosófico-espírita de Bezerra de Menezes, e constante da Bibliografia de apoio do deste projeto, com o qual pretende-se homenagear, reverenciando-lhe o trabalho ainda intenso de sustentação a causa espírita no Brasil, nas dimensões espirituais, juntamente com Espíritos da estirpe de Léon Denis, hoje liderando a Falange da Latinidade que igualmente traça diretrizes para a disseminação das ideias espíritas à humanidade;
4) Iluminando o Evangelho de Jesus com as luzes do Conhecimento Espírita, passaremos a trazê-lO ao coração, ao pensamento, à razão, aos atos, às atitudes, vivenciando com pleno saber e plena aceitação os seus ensinos.
Tal é a finalidade do Espiritismo – formar caracteres com vistas ao mundo de Regeneração (vide KARDEC, Allan, Obras Póstumas, “As Aristocracias”, div.ed.), conforme predito nas palavras de Jesus (Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.VI, O Consolador, div.ed.), corroboradas pela Codificação Espírita.
Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
32ª. AULA - ESPÍRITO E MATÉRIA
FOTO: GABRIEL DELANNE (PENSADOR E PESQUISADOR DA MODERNA CIÊNCIA ESPÍRITA, séc.XIX)
Objetivos Específicos
Levar o educando ao entendimento de que o ponto central da filosofia de Hegel encontra-se na dialética da idéia. Para construir a sua teoria, toma por base Aristóteles, Heráclito, Descartes, Kant, Espinosa, dentre outros. Parte da Tese: ser, pura potencialidade que se manifesta na realidade através da Antítese: não-ser. Nessa contradição, surge a Síntese: vir-a-ser. O Espiritismo lê essa dialética como evolução do princípio espiritual através da matéria. Com Hegel, o Espírito evolui, passando por sucessivas sínteses – no Espiritismo, essas sínteses consubstanciam a idéia de evolução espiritual através dos quatro reinos da natureza, até a culminância de sua perfectibilidade, como Espírito Puro (LE – perg. 100).
ESPÍRITO E MATÉRIA
A ciência espírita desentranha da fenomenologia do Espírito a noção de perispírito e todas as funções características da sua natureza (...) e assim pode apresentar o homem em sua intrínseca individualidade ternária de: Espírito, Perispírito e Corpo Biológico. (Gabriel Delanne).
Filosofia Moderna
Filósofo
Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770 – 1831)
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
31ª. AULA - Teoria Espírita do Conhecimento
Objetivos Específicos
A filosofia de Kant (criticismo) reconsidera as pretensões da metafísica tradicional à verdade, preserva as chances do saber racional e do conhecimento científico, postula o valor absoluto da lei moral e apresenta uma moral do dever fundada na autonomia da vontade humana e no respeito à lei universal (a parte moral do pensamento kantiano será desenvolvido no Módulo VER-VISÃO ESPÍRITA DA RELIGIOSIDADE).
Retomar a dúvida cartesiana como elemento fundamental de embasamento do conhecimento, a caminho do criticismo kantiano: ambos modelam o modelo de conhecimento espírita, sustentado na crítica com base no conhecimento, a única que pode trazer legitimidade aos seus conceitos. (STS)
Teoria Espírita do Conhecimento
A nossa necessidade do estudo metódico da obra de Kardec é premente e evidente, não só para lhe penetrarmos a essência redentora, como também para que lhe estendamos a grandeza em novas facetas do pensamento (...). Já se disse que duas asas conduzirão o espírito humano à presença de Deus. Pelo amor, a criatura se ilumina e aformoseia por dentro; pela sabedoria, que começa na aquisição do conhecimento, recolhe a influência dos vanguardeiros do progresso, que lhe comunicam os reflexos da própria grandeza, impelindo-o para o Alto. (Emmanuel/ F.C.Xavier).
Filosofia Moderna (séc. XVII a XVIII):
Filósofo
Immanuel Kant (1724 – 1804)
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
CAMPANHA NACIONAL: DESCRIMINALIZAR OU EDUCAR ?
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
30ª. AULA - O Princípio Inteligente
Objetivos Específicos
A doutrina de Leibniz baseia-se no estudo da mônada, que significa unidade, simplicidade, aquilo que não se pode dividir; apresentar o pensamento de Leibniz em relação a mônada e estabelecer pontos de contato com o estudo da evolução do princípio inteligente na Doutrina Espírita.(STS)
O Princípio Inteligente
A alma, essa é una, e cada essência espiritual é individual, é pessoal. Nenhuma alma pode transmutar-se noutra, substituir outra, portanto, é uma unidade irredutível, que tem a existência em si.
Filosofia Moderna (séc. XVII a XVIII)
Filósofo
Gottfried Wilhelm Leibniz (1646 – 1716)
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
29ª. AULA - Percepções e sensações da alma e do Espírito
Objetivos Específicos
Explicar que, no Espiritismo, a experiência é critério ou norma da verdade, e reconhece que toda verdade pode e deve ser posta à prova, logo eventualmente modificada, corrigida ou abandonada. Analisar o empirismo sob a ótica da filosofia espírita e discutir as diferenças como meio de fixação de aula. (STS)
Percepções e sensações da alma e do Espírito
Não há quem ignore as inextricáveis dificuldades em que se debatem os filósofos quando e sempre que se trata de explicar a ação do físico sobre o moral, ou da alma sobre o corpo. O Conhecimento do perispírito soluciona, radicalmente, o problema. E o faz porque lança sobre os processos da vida mental intensa claridade, permitindo compreender, nitidamente, a formação e conservação do inconsciente, fisiológico ou psíquico. (PIRES, 1981).
Filosofia Moderna (séc. XVII a XVIII):
Filósofos
John Locke (1632 -1704)
George Berkeley (1685 -1753)
David Hume (1711-1776)