FILOSOFIA ESPÍRITA, ENCANTAMENTO E CAMINHO

"JARDIN" - Claude Monet

BEM-VINDO (A) !
Síntese da nobre caminhada do ser humano em busca de sua natureza real, sua Ciência é o instrumento eficaz que estimula o Espírito à sua auto-descoberta; sua Filosofia o conduz à reflexão profunda; sua Religião em Espírito e Verdade revela-lhe a natureza divina de co-criador e partícipe do Universo.

Quando assim compreendida, permeia visões de Vida, amplia horizontes, eleva sentimentos, faz fluir, como as ondas suaves de um rio, as virtudes latentes e desconhecidas de seu mundo interior...


Por sua vez, a Música, como parte da Arte que reflete a busca pela própria transcendência balsamiza, inspira, eleva, encaminha à serenidade, à reflexão...


Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001) - CONSULTE O RODAPÉ DESTE BLOG:

“Seria fazer uma ideia bem falsa do Espiritismo acreditar que a sua força decorre da prática das manifestações materiais (...). Sua força está na sua Filosofia, no apelo que faz à razão e ao bom-senso.” (Concl.VI - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec)."O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: o das manifestações, o dos princípios de Filosofia e Moral que delas decorrem e o das aplicações desses princípios.” (Concl. VII - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec).


O Título ©Projeto

Estudos Filosóficos Espíritas foi cuidadosamente refletido, tendo em vista que: 1) Deve refletir a natureza da obra espírita, eminentemente filosófica; 2) Deve refletir a natureza do curso; 3) Estudos Filosóficos é também o nome da vasta obra filosófico-espírita de Bezerra de Menezes, e constante da Bibliografia de apoio do deste projeto, com o qual pretende-se homenagear, reverenciando-lhe o trabalho ainda intenso de sustentação a causa espírita no Brasil, nas dimensões espirituais, juntamente com Espíritos da estirpe de Léon Denis, hoje liderando a Falange da Latinidade que igualmente traça diretrizes para a disseminação das ideias espíritas à humanidade;

4) Iluminando o Evangelho de Jesus com as luzes do Conhecimento Espírita, passaremos a trazê-lO ao coração, ao pensamento, à razão, aos atos, às atitudes, vivenciando com pleno saber e plena aceitação os seus ensinos.

Tal é a finalidade do Espiritismo – formar caracteres com vistas ao mundo de Regeneração (vide KARDEC, Allan, Obras Póstumas, “As Aristocracias”, div.ed.), conforme predito nas palavras de Jesus (Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.VI, O Consolador, div.ed.), corroboradas pela Codificação Espírita.

Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

28ª. AULA - Espiritismo e Panteísmo – Definições e Conceitos


Objetivos Específicos
Trabalhar os conceitos de imanência e transcendência que o Espiritismo desenvolve amplamente, objetivando identificá-los na existência. Destacar o papel de Baruch de Espinosa, como questionador do dogmatismo religioso.(STS)

Espiritismo e Panteísmo – Definições e Conceitos
O Espiritismo admite a imanência de Deus no Universo, porém como consequência de sua própria transcendência. (STS)

Filosofia Moderna (séc. XVII a XVIII)
Filósofo
Baruch de Espinosa (1632 – 1677)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PRIMAVERA !






Saudamos e nos confraternizamos com os colegas de ideal espírita que estudam conosco na França, Inglaterra, Japão, e todos os demais países que nos contatam através dos blogs internacionais do EFE

O quadro “Jardin” de Claude Monet nos remete à ideia de renovação, de reinício, de recomeço; esses passos em nossa existência devem ser floridos, como o jardim de Monet; estamos entrando na Primavera, portanto, renove as suas esperanças, reinicie os planos que a vida lhe propôs, recomece, mas desta vez com alegria, com satisfação, com muito empenho!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O QUE É ESPIRITISMO ? BREVES REFLEXÕES EM AULA


CIÊNCIA ESPÍRITA (LM - O LIVRO DOS MÉDIUNS), FILOSOFIA ESPÍRITA (LE - O LIVRO DOS ESPÍRITOS), RELIGIÃO (NÃO NO SENTIDO DOGMÁTICO – ver Leis Morais, Lei de Adoração) ESPÍRITA (ESE- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO)= SINTETIZAM O EDIFÍCIO DA DOUTRINA ESPÍRITA

EDIFÍCIO DA DOUTRINA ESPÍRITA; PLANEJAMENTO DOS ESPÍRITOS SUPERIORES NO SENTIDO DE REORDENAR AS CORRENTES DO PENSAMENTO UNIVERSAL (STS)
LE: CONTEXTUALIZAVA, NUMA MARAVILHOSA SÍNTESE, TODA A EVOLUÇÃO INTELECTO-MORAL DO SER HUMANO, ABRINDO-LHE AS PORTAS PARA UMA NOVA VISÃO DE MUNDO
LM: ENTRELAÇAVA VÁRIOS RAMOS DO CONHECIMENTO COM UMA NOVA CIÊNCIA EXPERIMENTAL, PIONEIRA, PORQUE INVESTIGATIVA DE OUTRAS DIMENSÕES JAMAIS ALCANÇADAS PELA RAZÃO
ERGUIDO O PILAR FILOSÓFICO DA DOUTRINA E INDICADOS OS SEUS SUPORTES CIENTÍFICOS OU EXPERIMENTAIS, RESTAVA, PORTANTO, EXPLORAR AS INEVITÁVEIS CONSEQUÊNCIAS RELIGIOSAS E INFERIR AS IMPLICAÇÕES ÉTICAS.
QUE PRECEITOS MORAIS PODERIAM E DEVERIAM SER REFORMULADOS PARA QUE SERVISSEM DE ROTEIRO À CRIATURA NA SUA BUSCA DA VERDADE E NA CONSTRUÇÃO DO REINO DE DEUS ?
“NO CRISTIANISMO SE ENCONTRAM TODAS AS VERDADES – ESPÍRITO DA VERDADE, 1860 – SÃO DE ORIGEM HUMANA OS ERROS QUE NELE SE ENRAIZARAM”
“ESPÍRITAS, AMAI-VOS, ESTE O PRIMEIRO MANDAMENTO; INSTRUÍ-VOS, EIS O SEGUNDO”

PROGRAMA DE RESTAURO DOS ENSINAMENTOS DE JESUS , EM SUA PRIMITIVA PUREZA, LIBERTANDO-O DOS ERROS QUE NELE SE INCRUSTARAM;
BEM COMO ATUALIZÁ-LOS, COM O INSTRUMENTO DA CIÊNCIA ESPÍRITA E DA FILOSOFIA ESPÍRITA OFERECIDOS NA CODIFICAÇÃO
O ESPIRITISMO NÃO VIERA DESTRUIR O CRISTIANISMO, MAS REEDIFICÁ-LO.
1864 : O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
NELE KARDEC SITUOU A DOUTRINA NO CONTEXTO DO EVANGELHO E PROPÔS A ADOÇÃO DA MORAL CRISTÃ
LONGE DE CHOCAR-SE COM AS IDEIAS BÁSICAS DE JESUS, O ESPIRITISMO AS COLOCA SOB NOVA LUZ, REVELANDO ANGULAÇÕES QUE NÃO HAVIAM AINDA SIDO PERCEBIDAS OU COMPREENDIDAS: CONCORDA COM O MESTRE, MAS DISCORDA COM AS PRÁTICAS VIGENTES.
SEM ASSUMIR A POSTURA DE UMA NOVA SEITA RELIGIOSA, O ESPIRITISMO É, DEFINITIVAMENTE, UMA CONCEPÇÃO CRISTÃ DA VIDA ESPIRITUAL, COM TODO O ELENCO DE CONSEQUÊNCIAS QUE DAÍ DECORREM.
“OBRA DE CORAGEM, TANTO QUANTO DE AMOR, ROTEIRO LUMINOSO DE CONQUISTAS ESPIRITUAIS, REPOSITÓRIO DE VERDADES ETERNAS. NELE PODE A FÉ, PELA 1ª. VEZ, ‘ENCARAR FRENTE A FRENTE’ A RAZÃO.” (H.Miranda).
(excertos de autoria de Hermínio C. Miranda (1978), comentados em aula do VER-Visão Espírita da Religiosidade, com os estudiosos presentes)
CONHEÇA O ESPIRITISMO: ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS
CONSULTE OS SEGUINTES BLOGS DE ESTUDO E PESQUISA:


http://filosofiaespiritaencantamentoecaminho.blogspot.com
http://vervisaoespiritadareligiosidade.blogspot.com
http://filosofiaespiritaemediunidade.blogspot.com
http://filosofandocotidiano.blogspot.com
http://spiritistphilosophy.blogspot.com
http://philospiriteravissementetcheminement.blogspot.com
http://filosofiaespiritacomjapao.blogspot.com

domingo, 11 de setembro de 2011

27a. AULA - Deus, Espírito e Matéria / René Descartes


Objetivos Específicos
Destacar que: “este período extraordinário, que viu florescer o estudo dos clássicos e a expressão máxima das artes, passou por uma crise que atingiu em cheio conceitos tradicionais e convicções enraizadas” (ROSSI, 1992).
Conceituar o “eu pensante” cartesiano que estabelece, através da dúvida metódica, princípios de saber, norteadores de sua própria existência.Informar o educando que, nos tempos atuais, a fragmentação do conhecimento para nichos opostos e antagônicos de saber – científico e religioso – está trabalhada em toda a Codificação, porém, no sentido de firmar, em suas bases estruturais, a necessária aliança entre Ciência e Religião, ou Razão e Fé (Espaço Interativo).(STS)

Deus, Espírito e Matéria
O método cartesiano, que é por excelência racional, poderá ser equiparado ao da Doutrina Espírita conforme as afirmações de Allan Kardec na Codificação, ao recomendar a utilização do crivo da razão, preferindo rejeitar nove verdades a ter que admitir uma única teoria falsa. (Epístola de Erasto aos espíritas lioneses, Revista Espírita, outubro, 1861). A fé só é inabalável quando é capaz de enfrentar a razão face a face em todas as épocas da humanidade. (ESE – Dístico de abertura).

Filosofia Moderna (Séc. XVII a XVIII)- Período de Transição: Séc. XV ao Séc. XVII
Filósofo
René Descartes (1596 - 1650)

Características: quatro fatores históricos principais podem ser atribuídos à origem, por vezes de forma contraditória, da Filosofia Moderna, bem como a influência de seu surgimento e desenvolvimento: o humanismo renascentista do séc. XV, a descoberta do Novo Mundo (1492), a reforma protestante do séc. XVI e a revolução científica do séc. XVII. Outros fatores igualmente influenciaram o novo modelo: o desenvolvimento do mercado econômico superando a economia feudal, e o surgimento e consolidação dos Estados nacionais (Espanha, Portugal, Países Baixos, Inglaterra e França). Porém enfatiza-se a necessidade de se ver o período como um processo de transição, já que concepções tradicionalistas continuam a vigorar ainda nos séc. XVI e XVII, e partes da Europa ainda vivem sob o feudalismo nesse período.
Atualmente, o Renascimento é visto como detentor de uma identidade própria, desenvolvendo uma concepção específica de filosofia e do estilo de filosofar que, se rompe com a Escolástica Medieval, por outro lado não se confunde inteiramente com a filosofia moderna (séc. XVII). O traço mais característico deste período é o humanismo que chega a ter uma influência determinante no novo pensamento que surge.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

26ª. AULA - Cristianismo e Espiritismo


Objetivos Específicos
Esclarecer que o papel de Pedro Abelardo como questionador dos fundamentos estruturais do dogmatismo da igreja em sua época, coloca-o como um dos precursores da idéia de liberdade de consciência, a partir da fé. Destacar a importância da fé como sustentáculo da existência e que vem sendo fartamente buscada desde a Idade Média. Enfatizar a “fé raciocinada” espírita como aquela que, partícipe da esperança e da ação no Bem, sustenta o ser em sua trajetória para a luz. Informar sobre o papel do pensador Tomás de Aquino que deseja assentar a filosofia cristã sobre a filosofia aristotélica, com os fundamentos da verdade revelada pela Bíblia. Definir que a fé raciocinada desenvolvida pelo conhecimento espírita, alicerça o Bem, em definitivo, nos corações e na razão humanas. (STS)

Cristianismo e Espiritismo
As formas materiais e transitórias da religião passam, mas a vida religiosa, a crença pura, desembaraçada de todas as formas inferiores é, em sua essência, indestrutível. O ideal religioso evolverá, como todas as manifestações do pensamento. Ele não poderia escapar à lei do progresso que rege os seres e as coisas. (Léon Denis).

Filosofia Cristã ou Medieval (Séc. I a XIV)- Escolástica (Séc. IX a XIV)
PENSADORES

Pedro Abelardo (1097 – 1142)
Tomás de Aquino (1227 - 1274)

25ª. AULA -Fé Raciocinada: a presença de Agostinho na Codificação


AGOSTINHO DE HIPONA (BOTICELLI)
Objetivos Específicos
Enfatizar que, na Codificação, Agostinho desenvolveu as suas instruções com referência à prática da Ética e Moral cristã, ou seja, de Jesus: Amor à Família (Ingratidão dos Filhos e Laços de Família), Cap. XIV, item 9; O Mal e o Remédio – Cap. V, item 19; O Duelo – Cap. XII, item 12; Mundo de Expiação e Provas, Regeneradores e Progressão dos Mundos – Cap III, itens 13 a 19; Ventura da Prece – Cap. 27, item 23. (STS)

Santo Agostinho vem, por acaso, modificar aquilo que ensinou? Não, seguramente, mas como tantos outros, ele vê com os olhos do espírito o que não podia ver como homem. Sua alma liberta percebe claridades novas, e compreende o que antes não compreendia. Novas idéias lhe revelaram o verdadeiro sentido de certas palavras. Quando na Terra, julgava as coisas segundo os conhecimentos que possuía; mas, quando uma nova luz se fez para ele, pôde julgá-las com maior clareza. É assim que ele deve revisar sua crença referente aos espíritos íncubos e súcubos, bem como o anátema que havia lançado contra a teoria dos antípodas. Agora, que o Cristianismo lhe aparece em toda a sua pureza, ele pode, sobre certos pontos, pensar de maneira diversa de quando vivia, sem deixar de ser o apóstolo cristão. Pode sem negar a sua fé, fazer-se o propagador do Espiritismo, porque nele vê o cumprimento das predições. Ao proclamá-lo, hoje, nada mais faz do que conduzir-nos a uma interpretação mais sã e mais lógica dos textos. Assim também acontece com outros Espíritos, que se encontram numa posição semelhante. (Nota de Allan Kardec, ESE,Cap.I, item 11).